Quanto Ganha Um Estagiário?

O estagiário é um funcionário de uma empresa em caráter temporário. Para o estudante é um período muito importante, quando pode colocar em prática seu conhecimento. Estagiário tem salário e este obedece algumas regras. Saiba mais a seguir. 

Qual o salário de um estagiário?

Segundo a Lei de Estágio todos os estagiários devem receber uma remuneração mensal. É chamada de “bolsa estágio”, a ser paga todos os meses em conta corrente ou diretamente ao estudante. O valor deve sempre ser estipulado e informado antes do jovem aceitar a função. Pode ser ajustado para mais, nunca mais menos. 

Mas quanto ganha um estagiário? A resposta não é única. A bolsa é determinada pela empresa e não pelo Ministério da Educação ou Ministério do Trabalho. Deve ser sempre um valor justo para justificar o deslocamento e trabalho realizado na empresa. Afinal, o estagiário está trabalhando.

Não existe um valor fixo, apenas uma média de mercado. A maior parte das empresas paga meio salário mínimo, uma vez que o estágio não pode ter carga superior a 6 horas por dia. Outras remuneram um pouco melhor, oferecendo benefícios como vale refeição e alimentação e outros pequenos mimos. 

Quais as regras para ser um estagiário?

Estagiário é um aprendiz em uma empresa. Ele deve trabalhar ao lado de profissionais para aprender a colocar na prática o conhecimento teórico de seu futuro ofício. É um período de aprendizado constante e para preparar o estudante para seu futuro profissional. 

Para ser estagiário é preciso como primeira etapa ser estudante do ensino superior ou técnico. Ele pode ser vinculado a uma universidade, faculdade ou escola técnica. Alunos do ensino médio não podem estagiar. Neste caso eles podem apenas ocupar vaga de Menor Aprendiz. 

O estagiário nunca deve ocupar uma vaga de um profissional. A prática já foi comum e neste caso é considerada crime e o Ministério do Trabalho pode punir severamente a empresa se for denunciada. 

Os estudantes do ensino superior ou técnico devem procurar vagas em suas áreas. A empresa pode realizar um processo seletivo para escolher o melhor profissional para contratação temporária. O que não vale é colocar estagiário como profissional da área. 

Estagiário pode pedir aumento?

Estágio não é emprego e portanto não há ajuste de salário de acordo com a categoria. Há um contrato assinado por ambas as partes no começo do desempenho de suas funções informando o valor da bolsa estágio. 

O valor pode ser ajustado ou aumentado se o patrão quiser. Neste caso os dois chegam ao acordo e um novo contrato é assinado e autenticado na instituição de ensino. Reduzir a bolsa estágio jamais. Pode haver um ajuste sempre para mais e nunca para menos. 

Os benefícios extras caso a empresa vá fornecer devem ser informados no contrato. Eles podem ser vale transporte, refeição, bonificação em dinheiro, produtos fabricados pela empresa, dentre outros. Esses não precisam ser listados no contrato e podem ser fornecidos a qualquer instante em qualquer tempo. 

This entry was posted in Blogging. Bookmark the permalink. Comments are closed, but you can leave a trackback: Trackback URL.