Como funciona o sistema de cotas no Prouni?

Estudantes do ensino médio de baixa renda possuem uma chance a mais para ingressar no ensino superior. O Prouni ou Programa Universidade para Todos é um projeto do MEC com vagas em diversos cursos. O sistema de costas no Prouni ainda vem para ajudar mais a abrir oportunidades para diversos grupos sociais. Saiba mais!

prouni

Como funciona o Prouni?

O Prouni é um programa do governo federal em parceria com o Ministério da Educação (MEC) voltado a abrir vagas do ensino superior. O foco são alunos que não podem custear seu diploma com mensalidades no ensino particular. Como há mais estudantes de ensino médio e concluintes sem diploma que instituições públicas, as vagas são frutos de parceria entre governo e faculdades ou universidades particulares.

Diferentemente do FIES (Financiamento Estudantil), aqui o aluno não paga nada. Apenas necessita ter feito a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) a partir de 2010 ou no ano anterior. A nota será a sua porta de entrada para uma vaga sem qualquer custo, mas há outros pré requisitos.

prouni-2

É preciso ter concluído o ensino médio em escola pública e não ter condições de pagar os estudos. A renda familiar permitida máxima é de dois salários mínimos. Também não pode ter diploma de ensino superior, com exceção dos professores de rede pública de ensino.

Como é que funciona o sistema de costas no Prouni?

Assim como alguns concursos públicos hoje o Prouni trabalha com sistema de cotas. O funcionamento é simples. Há a reserva de algumas vagas a serem ocupadas apenas por grupos especiais determinados pelo programa.

São costas reservadas no Prouni para:

  • Portadores de deficiência física;
  • Negros ou pardos;
  • Índios;
  • Professores de rede pública de ensino.

Com esta medida o Prouni visa igualar ainda mais a sociedade de grupos menos favorecidos ao longo dos anos e descriminados socialmente. Mas atenção: estar nas cotas não elimina a necessidade de estar enquadrado nos demais critérios do programa. Ainda é preciso ter baixa renda, ter feito a prova do Enem de 2010 em diante.

Inscrições no Prouni começam logo após resulado do ENEM

Estudantes interessados em participar do próximo processo seletivo do Prouni devem ficar ligados no calendário. Logo após a divulgação das notas do Enem começam as inscrições para o Programa Universidade Para Todos. Como a nota da avaliação nacional é pré requisito ela sempre vem antes da divulgação do período de inscrição do programa de bolsas de estudos.

Para se cadastrar é só acessar o site do Prouni clicando aqui. É preciso ainda criar login e senha e informar seus dados pessoais e básicos de carreira escolar. Depois é só aguardar a iniciação do processo, inscrever a sua nota do Enem e selecionar dois cursos pretendidos.

A seleção acontece por avaliação cadastral mas acima de tudo pela nota alcançada. A concorrência em alguns cursos é maior que outras, por isso é necessário avaliar bem a sua escolha. Pode-se optar por instituições de ensino em sua cidade ou em todo o Brasil.

Ainda há vagas remanescentes alguns meses depois em caso de não terem acontecidos as matrículas dos alunos selecionados em primeiro momento.

This entry was posted in Blogging. Bookmark the permalink. Comments are closed, but you can leave a trackback: Trackback URL.